História da Feira Bíblica

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Vicariato Episcopal Suburbano

XXV Feira Bíblica do Vicariato Suburbano

Jubileu de 25 anos

bibliaDe acordo com o documento “Dei Verbum” do Concílio Vaticano II, conclui-se que faltava nas paróquias um estudo, um aprofundamento da palavra de Deus – A Bíblia -; nas coordenações, nos catequistas, na catequese, nas crianças e nos jovens, precisava-se portanto de uma renovação. Surgiram então os Círculos Bíblicos, Catequese Renovada, etc.

A Feira Bíblica começou com a catequista Igeny que idealizou fazer um trabalho com as crianças da Catequese e Perseverança que era um exposição com os temas da Bíblia. dividiu as crianças em grupos e cada grupo fez uma amostra concreta em trabalhos manuais com papéis, cartolinas, pinturas, desenho, bonecos, flores, etc. .. relacionados ao tema escolhido.

Esse trabalho começou simplesmente na paróquia de São Benedito dos Pilares com cerca de 50 crianças. A irmã Suzana que era a coordenadora na época, veio ver a exposição dos trabalhos e achou muito bom, sugerindo então a Igeny que convidasse as outras paróquias para participar. Começou então no ano seguinte a exposição dos trabalhos com o nome de Feira Bíblica do vicariato Suburbano. Aconteceu então no ano de 1988 a Inauguração Oficial da I Feira Bíblica na paróquia de São Benedito, com a presença do Monsenhor Gilson e do pároco o padre Luiz Carlos.

A Feira Bíblica continuou crescendo. As paróquias do Vicariato aderindo cada vez mais. A feira Bíblica permaneceu na paróquia de São Benedito por mais 5 anos. até que o número de adolescentes participantes cresceu tanto que a feira passou a ser realizada na paróquia do Divino Salvador (em Piedade). e lá permaneceu por mais 4 anos, com a adesão de jovens cada vez maior.

Com o crescimento do número de participantes, a Feira Bíblica passou então a ser realizada na paróquia de Santa Bárbara em Rocha Miranda sendo as Missas na Igreja e a exposição dos trabalhos bíblicos no Colégio Salesiano que fica ao lado da Igreja e também por ter um bom espaço disponível. A Feira continuou crescendo cada vez mais a outras atividades foram adicionadas para enriquecer ainda mais a experiência de crianças, jovens e adultos com a Bíblia. Foram adicionadas a passeata, oficinas artesanais, shows com bandas e DJ católicos para aprofunda cada vez mais nossa experiência com a Palavra de Deus.

Graças a Deus tivemos muitas comemorações. No ano de 1998 foram os 10 anos. Em 2008, 20 anos e agora em 2013 festejamos 25 anos de existência. Louvamos a deus por este lindo caminho e por tantas graças por ele derramadas. Agradecemos também a Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa também pela Misericórdia Divina que sempre intercedeu e generosamente derrama sobre nós as graças de Deus sobre este trabalho.

Hoje a Feira Bíblica tem a participação de mais ou menos 1.500 jovens e não podemos esquecer também do apoio e participação de pais e responsáveis, grupos de casais e jovens que trabalham apoiando esta obra evangelizadora.